Introdução
Bem-vindo ao nosso guia completo sobre a prova do Santos Dumont English Assessment (SDEA), a avaliação de proficiência linguística para pilotos exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Este post foi criado para ajudá-lo a entender cada parte do teste e fornecer dicas valiosas para que você alcance o nível de proficiência ICAO desejado. Vamos explorar os detalhes da prova e como se preparar da melhor maneira.
Sumário
1.Proficiência Linguística para Pilotos
2.O Teste
Parte 1: Tópicos de Aviação - Aviation Topics
Parte 2: Interagindo como Piloto - Interacting as a Pilot
Parte 3: Situações Inesperadas - Unexpected Situations
Parte 4: Descrição e Discussão de Imagens - Picture Description and Discussion 3.Dicas de Gramática e Vocabulário
4.Como Podemos Ajudar Você a Atingir seu Nível ICAO
1. Proficiência Linguística para Pilotos
A ANAC certifica a proficiência linguística dos pilotos brasileiros para assegurar comunicações radiotelefônicas seguras entre pilotos, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas.
Para voar em operações aéreas internacionais, os pilotos precisam demonstrar habilidades de fala e compreensão da língua inglesa através do SDEA.
2. O Teste
O SDEA é uma entrevista oral dividida em quatro partes:
Parte 1: Tópicos de Aviação
Objetivo: Responder de 3 a 4 perguntas sobre aviação. Categorias: Pessoais, Técnicas e Gerais.
Exemplo de Perguntas e Respostas:
Pergunta Pessoal:
Pergunta: Who was your best flight instructor?
Resposta: My best flight instructor was Captain Silva. He was very patient and had a lot of experience. He taught me the importance of always being prepared for unexpected situations.
Pergunta Técnica:
Pergunta: What is the difference between V1 and V2?
Resposta: V1 is the decision speed where the pilot must decide whether to continue or abort the takeoff. V2 is the takeoff safety speed, which ensures that the aircraft can safely continue to climb even with an engine failure.
Pergunta sobre Aviação em Geral:
Pergunta: What will communications between pilots and air traffic controllers be like in ten years?
Resposta: In ten years, communications between pilots and air traffic controllers will likely be more automated and data-driven. Digital data links might replace voice communications, making interactions faster and reducing misunderstandings.
Dicas de Gramática e Vocabulário:
Tempos Verbais: Simple Present, Present Continuous, Simple Past, Future, etc.
Estrutura de Resposta: Organize suas respostas com uma introdução, desenvolvimento e conclusão para maior clareza.
Parte 2: Interagindo como Piloto
Objetivo: Interagir com um controlador de tráfego aéreo em 5 situações diferentes, lidando com emergências ou situações anormais.
Exemplo de Interação:
Situação:
ATC: "Maintain FL270, turn right on heading 175 and reduce speed to Mach 0.76."
Piloto: "Maintaining FL270, turning right heading 175, reducing speed to Mach 0.76, ANAC 123."
Emergência:
Piloto: "London Approach, ANAC 123, I have fire in the hold, I request priority to land."
ATC: "ANAC 123, London Approach, roger. Descend at your discretion to FL110 and report reaching."
Verbos Importantes:
Climb, Descend, Maintain, Increase, Reduce, Turn, Contact, Monitor, Adjust, Report, etc.
Parte 3: Situações Inesperadas
Objetivo: Ouvir três comunicações de emergência entre piloto e controlador, relatar o entendimento e responder a perguntas técnicas.
Exemplo de Relato e Pergunta:
Áudio:
Piloto: "Mayday, Mayday, Mayday, London Approach, EasyJet 154, we have fire in the hold, we are descending to FL110, request emergency landing at Heathrow, we have 18 tons of fuel on board."
Relato: "The pilots reported fire in the hold, informed descent to FL110, and requested emergency landing at Heathrow. They also informed 18 tons of fuel on board."
Pergunta: What can cause smoke in the cockpit?
Resposta: Electrical problems, such as short circuits, can cause smoke in the cockpit. It is very dangerous and requires immediate attention from the pilots.
Verbos para Reported Speech:
Reported, Requested, Informed, Instructed, Cleared, Asked.
Parte 4: Descrição e Discussão de Imagens
Objetivo: Descrever uma imagem claramente, responder perguntas sobre o tema e discutir uma afirmação relacionada.
Exemplo de Descrição e Discussão:
Descrição da Imagem:
Imagem: Um jato cargueiro com trem de pouso recolhido fora da pista, com um caminhão de bombeiros próximo.
Resposta: "In this picture, I can see a twin-engine cargo jet operated by DHL. The nose gear is retracted, and the aircraft is on the grass. There is a fire truck next to the aircraft, and the front door is open with two ladders attached."
Pergunta sobre a Imagem:
Pergunta: What do you think happened before this picture was taken?
Resposta: "I believe the pilots had problems with the nose gear, informed the ATC about it, and performed an emergency landing at this airport."
Discussão do Statement:
Statement: "Most of runway excursions can be avoided if an appropriate go-around procedure is conducted."
Resposta: "I agree. Proper training on go-around procedures can prevent many runway excursions, ensuring that pilots can make safer decisions during critical phases of flight."
Estrutura Gramatical Importante:
There is/are (para descrição)
Uso de comparativos e superlativos para discussão.
3. Dicas de Gramática e Vocabulário
Para ajudar ainda mais na preparação, aqui estão algumas regras gramaticais e exemplos úteis:
1. Tempos Verbais:
Simple Present: Usado para descrever ações habituais ou fatos.
Exemplo: "The pilot checks the weather before every flight."
Present Continuous: Usado para ações que estão acontecendo no momento.
Exemplo: "The aircraft is climbing to cruising altitude."
Simple Past: Usado para descrever ações que aconteceram no passado.
Exemplo: "The pilot completed the pre-flight checklist."
Future (will): Usado para ações futuras.
Exemplo: "The plane will land in 30 minutes."
2. Preposições:
In: Usado para períodos de tempo e lugares grandes.
Exemplo: "The flight will depart in an hour."
Exemplo: "The plane is flying in the sky."
On: Usado para dias específicos e superfícies.
Exemplo: "The flight is on Monday."
Exemplo: "The pilot is on the runway."
At: Usado para horários específicos e lugares específicos.
Exemplo: "The plane lands at 6 PM."
Exemplo: "The meeting is at the airport."
3. Frases Comuns em Comunicações de Voo:
Climb to: "Climb to FL350."
Descend to: "Descend to FL110."
Maintain: "Maintain current heading."
Request: "Request permission to land."
Clear for: "Clear for takeoff."
Climb to:
"Climb to FL350."
"Climb to 10,000 feet."
"Climb to and maintain 5,000 feet."
Descend to:
"Descend to FL110."
"Descend to 3,000 feet."
"Descend to 2,000 feet and hold."
Maintain:
"Maintain current heading."
"Maintain altitude 6,000 feet."
"Maintain speed 250 knots."
Request:
"Request permission to land."
"Request climb to FL250."
"Request vectors for ILS approach."
Clear for:
"Clear for takeoff."
"Clear for landing runway 27."
"Clear for the visual approach."
Contact:
"Contact ground on 121.9."
"Contact tower on 118.7."
"Contact departure on 123.4."
Report:
"Report position."
"Report reaching FL350."
"Report holding point."
Turn:
"Turn left heading 270."
"Turn right heading 180."
"Turn left 10 degrees."
Hold:
"Hold at waypoint ALFA."
"Hold at present position."
"Hold short of runway 22."
Monitor:
"Monitor ground on 121.9."
"Monitor tower on 118.7."
"Monitor ATIS on 120.15."
Expect:
"Expect further clearance at 20:45."
"Expect vectors for ILS approach runway 09."
"Expect climb to FL200."
Advise:
"Advise intentions."
"Advise when ready for departure."
"Advise when able to climb."
Proceed:
"Proceed direct to waypoint BRAVO."
"Proceed on course."
"Proceed to holding point."
Expedite:
"Expedite climb to FL200."
"Expedite descent to 3,000 feet."
"Expedite vacating the runway."
Unable:
"Unable to comply due to weather."
"Unable to climb due to traffic."
"Unable to descend due to turbulence."

Teacher
Maitê Tolentino
Maitê Tolentino é bacharel em Aviação Civil pela Universidade Anhembi Morumbi e possui a licença de Piloto Comercial MNTE IFR, com certificação ICAO 5 em proficiência em inglês.
Com experiência significativa em Operações de Voo na Aviação Executiva, onde desenvolveu habilidades avançadas em comunicação e negociação em inglês. Atualmente, além de se preparar para atuar como piloto, Maitê também é instrutora de inglês na plataforma AEROLINGO, comprometida em oferecer um aprendizado prático e alinhado com as exigências do mercado de trabalho global.
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